História

O Projeto Aventura Social tem vindo a desenvolver diversas investigações e intervenções no domínio da promoção da saúde e comportamento social.

Constituído por uma equipa multidisciplinar de especialistas na área da educação, investigação, saúde e psicologia numa perspetiva de trabalho holística tem a supervisão científica da Prof. Dr.ª Margarida Gaspar de Matos.

Iniciou-se em 1987, no âmbito do que então se chamou Núcleo de Estudos do Comportamento Social na FMH/Universidade Técnica de Lisboa.

Todos os projetos deste grupo têm a parceria do Centro da Malária e Doenças Tropicais do Instituto de Higiene e Medicina Tropical. 

O projeto inicial, Aventura Social & Risco é um trabalho de elaboração e avaliação de programas de promoção de competências de relacionamento interpessoal em instituições fechadas (Estabelecimentos Tutelares de Menores, Escolas e Centros de Ensino Especial ou de apoio a crianças e jovens em risco, Hospitais Psiquiátricos, etc.) Incluiu-se ainda a formação e supervisão de técnicos e pares jovens.

O projeto Aventura Social & Saúde está integrado em diversas redes Europeias (Health Behaviour in School Aged Children - HBSC/OMS; Kidscreen/EU; Tempest/EU; RICHE/EU; DICE/EU; YSAV-EU), projetos de investigação e monitorização, que pretendem ter impacto nas políticas de promoção e educação para a saúde. O objetivo é o conhecimento dos comportamentos ligados à saúde e respetivos contextos e o desenvolvimento de programas. Inclui também a formação e supervisão de técnicos e pares jovens.

O projeto Aventura Social na Comunidade foi desenvolvido a partir da necessidade de pensar um atendimento com base na ativação de recursos comunitários e participação das populações. Inclui também formação e supervisão de técnicos, famílias e jovens.

Com vista ao desenvolvimento de novos projetos na comunidade, uma Associação sem fins lucrativos foi criada, mas mantendo uma forte ligação com a FMH nos projetos de investigação e trabalho de campo relacionado com a Promoção da Saúde na infância e adolescência, educação e formação dos profissionais de saúde.No ano de 2015 foi-nos atribuída a condição de Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS). 

A Aventura Social – Associação tem como missão a promoção da saúde integral (física, psicológica e social) e desenvolvimento saudável ao longo da vida, assente em três grandes pilares: 1) promoção de competências cognitivas, comportamentais, emocionais e de motivação; 2) promoção de suporte social através do envolvimento de famílias, comunidade e interajuda; 3) cidadania ativa no fomento de um maior envolvimento na comunidade e na promoção do seu bem-estar e dos que o rodeiam. Dinamização de atividades para a comunidade, abrangendo várias faixas etárias e estatuto socioeconómico.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now