Projetos de Intervenção

A Aventura Social – Associação encontra-se sediada no Distrito de Lisboa e desenvolve atividades e projetos numa ampla área geográfica. Destacamos os seguintes:

GAPPS Pontinha - Gabinete de Aconselhamento Psicológico e Promoção de Saúde da Pontinha

A decorrer

Gabinete sediado na Escola Secundária Braamcamp Freire (atendimento à comunidade escolar) e dois gabinetes cedidos pela Junta de Freguesia Pontinha-Famões (atendimento a toda a comunidade).

Projeto InterAjuda

A decorrer

O Projeto InterAjuda é financiado pelo Programa BipZip 2019 e tem como população-alvo indivíduos com idade igual ou superior a 65 anos, cuidadores formais e informais. O projeto pretende-se contribuir para a melhoria da qualidade de vida e envelhecimento ativo da população da freguesia da Ajuda e tem como principais objetivos:
▪ Diagnosticar/caracterizar necessidades;
▪ Melhorar a qualidade de vida e promover o envelhecimento ativo;
▪ Contribuir para o combate do isolamento/solidão;
▪ Promover a mobilidade, participação social, a cidadania ativa e empowerment;
▪ Valorizar os conhecimentos dos idosos e reforçar o seu papel na comunidade, promovendo as relações interpessoais.

Aventura Artemoção em Cascais

A decorrer

A Aventura Social – Associação em parceria com a Câmara Municipal de Cascais deu início ao projeto Aventura Artemoção em Cascais, que se encontra a decorrer no Agrupamento de Escolas de Cascais.
Este projeto tem como principais objetivos: compreender e caracterizar as necessidades de saúde global das crianças e jovens; promoção de competências socioemocionais que conduzem ao bem-estar e desenvolvimento saudável das crianças, jovens e suas famílias e prevenção do insucesso e abandono escolar.

Aventura Social Intercultural – E6G

2017/2018

O projeto financiado pelo Programa Escolhas, desenvolvido na freguesia de Marvila, mais especificamente direcionado à comunidade do Bairro do Armador. Teve inicio em Janeiro de 2017 e terminou em Dezembro de 2018.

Atualmente, o Gabinete de Aconselhamento Psicológico e Promoção de Saúde (GAPPS) mantém os acompanhamentos dos casos iniciados no decorrer do Programa Escolhas.

Projeto Capacitar

Projeto em parceria com a Nuclisol, no qual, procedeu-se à realização de ações formativas a técnicos de educação, nos quais se incluem educadores de infância, baby-sitters, auxiliares de educação e auxiliares de serviços gerais. Foi implementado de um programa de promoção de competências socioemocionais, direcionada para o desenvolvimento de competências como o autoconhecimento, a comunicação interpessoal, o treino assertivo e a autorregulação emocional, essenciais no desempenho profissional dos técnicos de educação.

Estas ações foram realizadas em escolas, jardins de infância, creches e centros de acolhimento infantil da zona geográfica de Marvila.

Plano de Promoção de Competências Pessoais e Sociais no Colégio Maria Pia

Fevereiro a junho de 2019

Em parceria com a Casa Pia de Lisboa, nomeadamente com o Colégio Maria Pia, procedeu-se à implementação de um plano de promoção de competências pessoais e sociais, entre fevereiro e junho de 2019.
O plano destina-se a crianças e jovens entre os seis e os dezasseis anos, e envolve a realização de diversas atividades, de dinâmicas individuais e de grupo, de jogos, de reflexões, de discussões, de dramatizações e de role-plays, cujo objetivo consiste na promoção e no desenvolvimento de distintas competências pessoais e sociais.

Projeto SER+

A Aventura Social – Associação é entidade parceira no projeto “SER+”, financiado pelo Câmara Municipal de Lisboa ao abrigo do Regulamento de Atribuição de Apoios pelo Município de Lisboa (RAAML).
Este projeto visa a intervenção na área da parentalidade, no âmbito da capacitação parental e da sensibilização para a gravidez na adolescência.

Mês da Juventude

Março de 2019

A Aventura Social – Associação em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa desenvolveu, no mês de março de 2019, um conjunto de sessões que visaram a promoção de saúdes nos jovens.
Esta ação decorreu em algumas escolas do concelho de Lisboa: Escola Secundária Passos Manuel, Escola Secundária D. Dinis, Escola Secundária Pedro Nunes e Escola Secundária D. Pedro V. Estas ações de promoção de saúde foram desenvolvidas tendo por base os resultados do estudo HBSC 2018, tendo sido abordadas várias temáticas, tais como: sucesso/insucesso escolar; dependência das redes socias; violência e auto-lesões; sexualidade, etc. Toda a ação de promoção de saúde teve como objetivo principal promover o bem-estar e saúde dos jovens, dando-lhes a conhecer dados reais e explicando todas as consequências que resultam dos vários comportamentos de risco.

Aventura da Parentalidade

2015/2017

Projeto desenvolvido no âmbito do programa BIP/ZIP da Câmara Municipal de Lisboa em parceria com a NucliSol Jean Piaget. Teve como objetivo geral a promoção de competências pessoais e sociais, através de dinâmicas de educação formal e não formal, junto de famílias do Bairro do Condado, através da dinamização de atividades e ações de formação.

E-Particp@

2014/2015

Projeto em parceria com o Gabinete de Saúde, Igualdade e Cidadania da Câmara Municipal de Odivelas. No âmbito do Programa de Alimentação Saudável em Odivelas, orientado para a reflexão, discussão de ideias e ação, que visa fomentar a cidadania ativa dos jovens, incidindo sobretudo nas áreas da alimentação saudável e prática de atividade física.
Teve como destinatários 50 jovens a frequentar o 9º ano e o ensino secundário na Escola
Secundária de Pedro Alexandrino e Escola Secundária da Ramada.

livro-reclamacoes-120x50-w.png
website builder. Create your website today.